AMOR CONSTRUTIVO

26-11-2010 16:00

Hoje pus-me a refletir sobre o AMOR que CONSTRÓI. Aquele AMOR que deixa o outro livre para fazer suas escolhas.

Sentimo-nos muito bem quando dizemos que algo é nosso.

-         Ah, essa blusa é minha!

-         Esse sapato é meu!

-         Ele é meu amigo!

-         Ela é minha namorada!

Incrível este nosso sentido de posse!

As vezes queremos até mandar nos pensamentos, nos sentimentos dos outros.

Pobre de nós! Exigimos tanto respeito e não sabemos respeitar as pessoas que amamos porque nos sentimos donos.

Chantageamos, intimidamos, reclamamos, exigimos, porém, dizemos que amamos.

Que amor é este que não constrói?

Que amor é este que o outro aos poucos destrói?

AMOR EGOISTA! Aquele amor que não pensa no outro. Ele quer se sentir bem, não importa como, faz sempre o que quer para satisfazer a si mesmo. Ele quer ser amado mesmo sabendo que não ama da mesma forma. Ele quer atenção e só presta atenção no outro para poder exigir atenção. Ele quer satisfação mas não quer satisfazer. Pra quê? Está tudo bem pra ele! Ele quer renuncia, você tem que deixar o que tiver porque ele é o mais importante. Ele não erra nunca, está sempre certo.

AMOR EGOISTA  deixa o outro muitas vezes com  AMOR BOBO.

AMOR BOBO que quer entender, que quer ajudar, dar atenção, que quer amar, porém, sofre, sofre e sofre porque por mais que tente nunca é o suficiente para o AMOR EGOISTA.

AMOR BOBO chora, grita, fica sufocado, preso, dependente, escravizado. Vez por outra ele pode acordar e se transformar em AMOR PROPRIO, outras ele pode continuar a acreditar que um dia vai  mudar... um dia... mas um dia pode cansar.

Nenhum constrói o outro assim: EU quero = VOCÊ faz. Nenhum dos dois são livres e nem podem ser felizes porque não há construção do outro. Ninguém é perfeito por isso o  AMOR tem que ser CONSTRUTIVO  e não exigido, tem que ser explanado, conversado e concordado de ambas as partes. Renuncio eu, renuncia você,mas sempre haverá aquele que se dedica mais e nisso é preciso cautela para não se transformar em AMOR EGOISTA.

O outro não é você e não faz e nem sente da forma que você sente. O outro é o outro! Aquele que junto comigo pode construir outros. Porque é fácil pensar em MIM mesmo, porém, quando existe uma outra pessoa é preciso pensar em “ NÓS ”.

Para ser feliz ao lado de alguém é só não esquecer o EU + VOCÊ = NÓS,  daí já é uma construção.

Muitas das vezes nossa conta tem sido errada, na soma tem dado mais o “ EU “ e é ai que esquecemos que o outro tem sentimentos. Para mim, é só nessa hora que o AMOR fica cego, quando não é capaz de ver o bem e o AMOR  que o OUTRO lhe traz.

 

( Jeania Lima )