Liderança e incompetência

07-01-2011 20:39

É bem verdade que cada pessoa tem seu brilho, seu jeito...
Mas o que está em questão não é eu saber que tenho brilho, mas sim quando alguém se incomoda com ele, ou então acha que você não tem nenhum.

Quantas pessoas desmotivadas, cabisbaixa, sem estimulo para o trabalho pelo simples fato de alguém o achar incompetente. Ora, a incompetência refere-se a falta de aptidão, e hoje bem sabemos que a maioria das pessoas exercem funções sem aptidão alguma, a lei da procura é muito maior que a lei da oferta o que faz as pessoas assumirem empregos sem ter nenhuma aptidão. Se alguém não tem carisma com alguma coisa, não posso obrigá-la, isso gera profunda insatisfação, mas posso dar os meios.

É essa a realidade que vivemos hoje, e com isso eu digo claramente, existem por A+B tantas pessoas sem competência em relação ao outro. Já se passaram os tempos de Taylor, de Ford e é importantíssimo sabermos essas teorias tal qual é importantíssimo enfatizar que os tempos mudaram e as circunstâncias também, mas ainda existem muitos líderes vivendo no passado.


Não é por ser maior em um cargo que se tem mais competência, existem milhares e milhares de pessoas em tais status sem aptidão algum, pois digo também, umas estão lá porque foram colocadas, é aquela velha história de que quando você ver um jaboti em cima duma bananeira é porque foi alguém que pôs ele lá, dizeres de um bom professor.

Aptidão não é só algo que nasce com alguém, pode ser aprendida, podemos ouvir e nos maravilhar com muitas histórias de pessoas bem sucedidas que aprenderam com o tempo e mais que isso souberam aplicar os métodos práticos e estender as relações humanas, souberam ter visão. Não se vence só na vida. Chega a um determinado momento em que você precisa de mais gente pra subir e se você julga aqueles que estão próximos de incompetente, dificilmente chegará a um patamar mais elevado, o produto maior são as pessoas.


O que falta mesmo é a chamada tolerância, fico boba quando vejo pessoas rindo quando alguém perde um emprego e ainda mais tem a audácia de dizer que é incompetência, digo e repito, mais incompetente é quem não soube ser tolerante nem deu meios e recursos para que o outro pudesse aprimorar seus conhecimentos. Acreditar mais no potencial de cada pessoa é difícil hoje em dia e isso sim, é papel do líder: transformar, acreditar, desenvolver... Ninguém nasce sabendo de nada, aprendemos a andar, a falar , a escrever... tudo é um processo... por isso eu pergunto aos líderes: o que vocês andam ensinando neste mundo?

( Jeania Lima )